Igreja de Santa Cruz dos Militares e Bonde
TÍTULO: Bonde passando em frente à Igreja de Santa Cruz dos Militares
DESCRIÇÃO: A Igreja de Santa Cruz dos Militares é uma igreja colonial da cidade do Rio de Janeiro que possui o privilégio de estar agregada à Basílica Vaticana, desde 1923, pelo Papa Pio XI. Localizada na Rua Primeiro de Março, ela ocupa o local onde funcionou anteriormente um forte, o Forte da Santa Cruz, Unidade Militar do Exército Colonial Português, construído à beira-mar pelo Governador Martim Correia de Sá no início do século XVII. Entre 1623 e 1628, estando o forte em desuso, construiu-se no lugar uma capela na qual os militares da cidade fundaram uma Irmandade, que cumpria funções de assistência social. Na capela funcionou também a catedral da cidade entre 1703 e 1733.
No século seguinte decidiu-se pela reconstrução da igreja, o que ocorreu entre 1780 e 1811. Na inauguração esteve presente o Príncipe-Regente D. João, chegado ao Rio em 1808. O projeto do novo edifício é atribuído ao engenheiro-militar português José Custódio de Sá e Faria, que concebeu uma igreja barroca com influências neoclássicas.
Por duas vezes foi considerada Igreja Imperial, sendo a primeira por Dom Pedro I em 3 de dezembro de 1828 e a segunda em 1840 por seu filho Dom Pedro II.
FONTE/DIREITOS AUTORAIS: Guia da Cidade do Rio de Janeiro / Vicente Alves de Paula Pessoa
OBSERVAÇÕES: as imagens deste guia, citado acima, em sua maioria foram registradas por Marc Ferrez
PRODUÇÃO: 1905
PUBLICAÇÃO: 13/08/2024