Cenas ferroviárias do filme “Porto das Caixas” (colorizadas por IA)

Continua após a publicidade


TÍTULO: Cenas ferroviárias do filme “Porto das Caixas” (colorizadas por IA)

DESCRIÇÃO: Este vídeo faz parte de um teste pioneiro de colorização de cenas de antigos vídeos ferroviários, em parceria entre o projeto Trem de Dados e o Departamento de Pesquisas e Projetos Trilhos do Rio.

“Porto das Caixas” é um filme brasileiro de 1962, do gênero drama, dirigido por Paulo Cesar Saraceni, com roteiro baseado em história original de Lúcio Cardoso. Nos letreiros inciais, é oferecido ao artista plástico Oswaldo Goeldi.

Por si, a história é uma adaptação do livro O Carteiro Sempre Bate Duas Vezes, do autor americano James M. Cain, que à época do filme, já havia sido adaptada para o cinema duas vezes: o italiano “Obsessão”, de 1943, dirigido por Luchino Visconti, e o americano “O Destino Bate À Sua Porta”, de 1949, dirigido por Tay Garnett.

A história é traduzida para o município de Itaboraí, no estado do Rio de Janeiro, com inspiração em um crime conhecido como “crime da machadinha”. O filme marca a estreia do diretor Paulo Cesar Saraceni em longa-metragem, que realizou três filmes baseados em histórias originais de Lúcio Cardoso, conhecida como “Trilogia da Paixão”: Porto das Caixas foi o primeiro, seguido de A Casa Assassinada (1971) e O Viajante (1998). A trilha sonora é de Tom Jobim que toca piano, composta de arranjos sobre os temas Derradeira Primavera e Valsa do Porto das Caixas. A direção de fotografia coube a Mário Carneiro.

Fonte: Wikipedia

**A coletânea reúne APENAS as cenas ferroviárias, não contendo, portanto, o filme completo.**

– Restauração de cores por IA: Trilhos do Rio / Trem de Dados, via DeOldify

– UpScale (aumento de resolução): ‪@TheGamercrafter‬ / Bruno Tavares

FONTE/DIREITOS AUTORAIS: Herbert Richers

OBSERVAÇÕES: ND

PRODUÇÃO: 1962

PUBLICAÇÃO: 21/07/2024

Deixe um comentário

No momento este conteúdo não pode ser copiado.