Documentário [colorizado]: Condenados pelo progresso (1962~1963)

Continua após a publicidade


TÍTULO: Vídeo [remasterizado e colorizado] Condenados pelo progresso

DESCRIÇÃO: Muitas pessoas consideram este vídeo polêmico, tendencioso e/ou realista, pois mostra o avanço das rodovias “modernas”, o “prejuízo” gerado pelo transporte ferroviário de passageiros e os déficits imensos da RFFSA, operadora ferroviária estatal na ocasião, dentre outros aspectos que cada um pode interpretar à sua maneira.

O filme-documentário “Condenados pelo progresso” reúne cenas raras de extintas ferrovias, em bitola métrica e ainda utilizando a tração com locomotivas a vapor, como a Estrada de Ferro Príncipe do Grão-Pará (subida para Petrópolis) e a Estrada de Ferro Maricá, tema principal do vídeo pela maior parte das cenas ter sido registrada na estação de Virajaba, pertencente à citada Estrada de Ferro Maricá, situada em São Gonçalo-RJ.

Dentro de um objetivo pioneiro de colorização de antigos vídeos ferroviários, e em parceria entre o projeto Trem de Dados e o Departamento de Pesquisas e Projetos Trilhos do Rio, desta vez o selecionado foi o já conhecido e polêmico vídeo “Condenados pelo progresso”. Esta produção de 1962, lançada em 1963, mereceu tratamentos extras de imagem: as imagens tinham a baixíssima resolução 320 x 240 pixels, inferior até mesmo à resolução VGA (apesar de existirem cópias deste filme disponíveis com resolução 640 x 480, mas estas apresentam elementos na tela que prejudicariam o processo de colorização). Sendo assim, além da colorização que já é um processo trabalhoso e demorado, desta vez foram extraídos todos os quadros e realizado o processo de Upscale em cada uma das cerca de 10.000 imagens, com aumento de resolução para 1920 x 1080, tornando a qualidade um pouco melhor, mas com o vídeo ficando um pouco achatado e com um pouco de bordas entre os elementos em movimento, devido à diferença de proporção entre a resolução original e a obtida.

Consideramos esta publicação e produção uma marca importante pelos procedimentos utilizados e realizados no material bruto, em mais detalhes abaixo. O vídeo original foi armazenado em filme 35mm, em preto e branco, possui a duração quase de 11min, com 300 metros de extensão total, e uma taxa de 24 quadros por segundo. Entretanto, o vídeo utilizado para este teste possuía apenas 15 quadros por segundo, sendo aumentado para 30 quadros, permitindo uma maior fluidez das imagens.

Através de técnicas de Inteligência Artificial (com DeOldify), edição e equilíbrio de imagens (com Vegas) e redimensionamento de imagens (UpScale quadro a quadro com ffmpeg), o Departamento de Pesquisas e Projetos Trilhos do Rio e o Projeto Trem de Dados efetuaram mais este teste de colorização de um antigo vídeo ferroviário, originalmente em Preto e Branco. A partir desta pioneira iniciativa, mais recursos já estão sendo implementados para melhorar e aperfeiçoar a técnica de restauração e colorização de vídeos.

FONTE/DIREITOS AUTORAIS: INCE – Instituto Nacional de Cinema Educativo

OBSERVAÇÕES: Filme exibido como <CANAL 100 – ATUALIDADES. N.63X09>, com lançamento em 25 de fevereiro de 1963, sob o título de segmento <CONDENADOS PELO PROGRESSO>.

PRODUÇÃO: 1962

PUBLICAÇÃO: 16/07/2024

Deixe um comentário

No momento este conteúdo não pode ser copiado.